2016 Regulamento Futsal

O PRINCÍPIO DO ESPORTE É A LEALDADE. VAMOS PRATICÁ-LA

Esse Regulamento é o conjunto das obrigações e disposições que regem a Copa Municipal de Futsal e obriga aos que com ele conviverem total obediência. As pessoas físicas que participarem do da Copa Municipal de Futsal serão consideradas conhecedores desse Regulamento e assim se submeterão, sem reserva alguma a todas as suas disposições e consequências que delas possam emanar.


I – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

 Art. 1º. – A Copa Municipal de Futsal 2016 é organizada e patrocinada pela Prefeitura Municipal de Janiópolis, através do Departamento de Esportes, com apoio de empresas do município e obedecerá as disposições deste Regulamento, das demais legisláveis esportivas com base nas leis e regras da modalidade oficializada pela C.B.F.S - Confederação Brasileira de Futebol de Salão em vigor e no código de Justiça Desportiva.

Art. 2º. – A competição tem como finalidade o intercâmbio esportivo, proporcionar boas relações entre os dirigentes, técnicos e atletas, estabelecer uma união segura entre os desportistas e o entrosamento imprescindível para a formação da personalidade, fazendo surgir novos valores no panorama esportivo municipal.


Art. 3º. – A Copa Municipal de Futsal será dirigida por duas comissões: Técnica e Julgadora. A comissão julgadora será baseada de acordo com os itens citados no código disciplinar deste regulamento.

II – COMISSÃO TÉCNICA

Art. 4º. – A Comissão Técnica é formada pelos funcionários do Departamento Municipal de Esportes, indicados por Resolução do CODESP – Conselho Municipal do Desporto e Lazer e tem as seguintes atribuições.

a)      Organizar e dirigir a competição de acordo com esse regulamento.
b)      Elaborar o programa para os jogos.
c)      Providenciar árbitros e demais autoridades para realização dos jogos.
d)      Designar horários para os jogos.
e)      Providenciar a divulgação dos resultados dos jogos bem como a programação.
f)       Reunir-se com técnicos e dirigentes para o sorteio das chaves e acertos finais.
g)      Aprovar os resultados das competições.
h)      Controlar documentação de inscrição e registros.
i)       Expedir boletim semanal dos jogos.
j)       Responsabilizar-se pelo cerimonial de abertura e encerramento.

III – DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 5º. – O Congresso Técnico da Copa Municipal de Futsal será presidido pelo Diretor do Departamento Municipal de Esportes, assessorado pelos funcionários e estagiários do Departamento.

Art. 6º. – O Congresso Técnico reunirá os dirigentes das equipes inscritas para os jogos no dia 08 de abril de 2016, ás 20h00min horas, no Ginásio de Esportes ou outro local escolhido pelo Departamento de Esportes, obedecendo a seguinte ordem do dia:

a)           Homologar as inscrições das equipes para os jogos;
b)           Discussão e Aprovação do Regulamento Geral;
c)           Sorteio das Equipes para a composição das chaves.

Art. 7º. – Terá direito a voto no Congresso Técnico somente um representante de cada equipe participante não sendo permitido voto por procuração.

Art. 8º. – As deliberações do Congresso Técnico serão tomadas nominalmente e por maioria de votos cabendo ao Diretor do Departamento de Esportes, em caso de empate, o voto de Minerva.


IV – DOS PARTICIPANTES

Art. 9º. – Somente poderão participar da COPA MUNICIPAL DE FUTSAL 2016, as equipes ou entidades que estiverem sediadas no município, cujos atletas sejam nascidos, residentes, trabalhadores e eleitores, devendo os mesmos apresentarem os seguintes comprovantes:

a)   RG (Identidade) comprovando a naturalidade no município;
b)   Título de Eleitor em Janiópolis (recadastrado com biometria)
c)   Carteira de Trabalho ou um contrato registrado em cartório com pelo menos 6 meses;
d)   Comprovante de residência com pelo menos 6 meses antes da abertura do certame;
e)            A equipe que questionar a irregularidade de algum atleta adversário, o mesmo terá 48 horas para apresentar o documento original para a Comissão Organizadora.
f)     A equipe que escalar um ou mais atletas irregulares em uma ou mais partidas serão excluídas da competição.

Art. 10º. – Os atletas inscritos não poderão ser substituídos e as equipes somente completarão a Ficha de Inscrição com novos atletas até às 17 horas do dia marcado para a última rodada da primeira fase.

Art. 11º. – O atleta que se inscrever por mais de 1 (uma) equipe, só terá sua inscrição efetivada pela equipe em que primeiro participar ativa ou passivamente do Campeonato (nome constante em súmula de jogo), não podendo a outra equipe substituir por outro atleta.

Art. 12º. – Somente poderão participar deste certame os atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos e os atletas com idade mínima de 15 anos completos, com autorização dos pais ou responsáveis.

V – DAS INSCRIÇÕES

 Art. 13º. – As inscrições das equipes (atletas e dirigentes) deverão ser feitas através de formulário próprio (fichas de inscrição), disponibilizados pelo Departamento Municipal de Esporte de Janiópolis.

Art. 14º. – Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.

 Art. 15º. – Será permitida à inscrição de no mínimo 05 (cinco) e no máximo 15 (Quinze) atletas, um técnico, um auxiliar e um dirigente por equipe.

Art. 16º. – A ficha de inscrição deverá ser entregue até o dia 06 de abril de 2016, às 17 horas, no Departamento de Esportes e o pagamento da Inscrição no Valor de R$ 200,00 deve ser efetuado até o dia 15 de abril.


VI – DO SISTEMA DE DISPUTA

 Art. 17º. – A Copa Municipal de Futsal 2016 será disputada em fases distintas, sendo Classificatória (fase 1), Semifinal (fase 2) e Final (fase 3).

a)   Na Fase Classificatória as 07 (sete) equipes participantes formarão grupo Único e jogarão entre si, todos contra todos em turno único, classificando as quatro melhores para a segunda fase.
b)   Na segunda fase, Semifinal haverá cruzamento olímpico, sendo que a equipe com melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois empates. Veja como ficarão os confrontos.


Jogo 22
3º colocado
x
2º colocado
Jogo 23
1º colocado

4º colocado

       c) Na terceira fase, Final, os vencedores de cada um dos jogos se confrontarão sem vantagem para nenhum dos classificados, conforme segue:

Jogo 24
Perdedor do Jogo 22

Perdedor do Jogo 23
Jogo 25
Vencedor do Jogo 22

Vencedor do Jogo 23


VII – DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS

Art. 18º. – Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (C.B.F.S).

Art. 19º. – O tempo da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com mínimo de 5 (cinco) até o máximo de 10 (dez) minutos para descanso. O último minuto do cada período será cronometrado.

Art. 20º. – Poderão permanecer no banco de reservas, apenas o técnico, massagista e os jogadores inscritos.

Art. 21º. – Os jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos, além dos horários determinados, apenas para o 1º jogo da noite e a equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo de tolerância, perderá· por não comparecimento (W.O).

Art. 22º. – Todos os atletas deverão obrigatoriamente usar os equipamentos para prática do Futsal, ou seja, calção, meiões, camisas iguais, sendo que a numeração deve ser bem legível e tênis apropriado para a prática da modalidade.

a)   É competência exclusiva de o árbitro avaliar se as equipes estão ou não devidamente uniformizadas.
b)   Caso o árbitro considere uma equipe sem condições de jogo deverá impedir sua participação, dando-lhe 10 (dez) minutos de tolerância do horário marcado para que se apresente devidamente uniformizada.

Art. 23º. – Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá ser transferida a realização do jogo, competindo a Comissão Técnica tomar tal resolução.

Art. 24º. – Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for anulado, será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela Comissão Organizadora.

Art. 25º. – No caso de um jogo terminar empatado, e quando houver a necessidade de se ter um vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:

Primeiro: Haverá Prorrogação de 10 minutos, divididos em dois tempos de 5 minutos cada um.

Segundo: Persistindo o empate a decisão será através de cobrança de penalidades, com uma série de 03 (três) tiros da marca de penalidade máxima alternadamente, vencendo a equipe que marcar maior número de gols.

Terceiro: Persistindo o empate, serão cobrados tantos tiros da marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo a equipe que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, inicia- se nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.

Quarto: Atletas excluídos durante a partida, não poderão participar da série de cobrança de penalidade.

Art. 26º. – Para efeito de classificação, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:

Vitória: 3 (três) pontos ganhos
Empate 1 (um) ponto ganho
Derrota: 0 (zero) ponto

Art. 27º. – Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios:

Entre 2 (duas) equipes:

1. - confronto direto;
2. – maior número de vitórias na fase;
3. – maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos;
4. – menor número de gols sofridos na fase;
5. – maior número de gols marcados na fase;
6. - sorteio.

Entre 3 (três ) equipes:

2. - maior número de vitórias na fase;
3. - maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos;
4. – menor número de gols sofridos;
5. – maior número de gols marcados na fase;
6. - sorteio.


VIII – DO CÓDIGO DISCIPLINAR

Art. 28º. – Os participantes ligados direta ou indiretamente às equipes ou que estejam a serviços desses deverão respeitar os princípios disciplinares impostos por esse regulamento, em Notas Oficiais expedidos pelo Departamento Municipal de Esportes, códigos e regulamentos esportivos em vigor no País. Serão punidos aqueles que cometerem quaisquer faltas previstas nos mesmos.

Art. 29º. – O atleta penalizado durante a competição com:

CARTÃO VERMELHO – Ficará automaticamente suspenso por um jogo e sujeito a aplicação das penalidades impostas pelo Departamento Municipal de Esportes e a Comissão Disciplicar.
CARTÃO AMARELO – O atleta que receber três vezes, em sua primeira série, cumprirá suspensão de um jogo. Dois cartões amarelos em sua segunda série, outra suspensão de um jogo e assim sucessivamente.

Art. 30º. – As equipes ou atletas que provocarem distúrbios ou que venham tentar desvirtuar a finalidade dos jogos, apresentarem protestos incabíveis com críticas caluniosas ou difamatórias a organização do certame ou a entidade organizadora estarão sujeitos às penalidades previstas no Artigo 34 deste Regulamento.

Art. 31º. – Qualquer elemento ligado direta ou indiretamente a uma equipe que vier a ofender, tentar agredir integrante de sua ou de outra equipe, árbitros ou seus auxiliares, autoridades dos jogos ou assistentes da competição será passível das punições previstas no Artigo 34 deste Regulamento.

Parágrafo Único – As punições a que se referem os artigos 31 e 32 poderão ser aplicadas mesmo que o infrator não esteja atuando no jogo em questão.

Art. 32º. – Os atletas, técnicos, dirigentes ou auxiliares expulsos de uma partida, ficarão automaticamente suspensos na partida seguinte, além das sanções que poderão ser aplicadas dependendo da gravidade conforme disposto no Artigo 34 deste Regulamento.

Art. 33º. – A equipe que não comparecer em quadra para a disputa do jogo, dez minutos após a hora pré-determinada para seu início, salvo motivo de força maior devidamente comprovado, será considerada perdedora pelo escore de 1 x 0  e deverá pagar uma multa de R$ 100,00 (Cem Reais) que será revertido em alimentos e entregue para uma entidade social do município.

Art. 34º. – Atletas ou dirigentes dentro ou fora da quadra que vierem a agredir Árbitros, mesários, membros da Secretaria do Desporto e Lazer e outros atletas ou torcedores sendo estes parceiros ou adversários que:

a)   Se a agressão for verbal, moral ou gestos obscenos o atleta ficará impossibilitado de participar de eventos esportivos realizados pelo Departamento Municipal de Esportes por um período de um ano a contar da data do fato acorrido.

b)   Se a agressão for física (cuspir, empurrões, tapas, soco, pontapé, etc.) o atleta ficará impedido de participar de eventos esportivos promovidos pelo Departamento Municipal de Esportes por um período de dois anos a contar da data do fato acorrido.

Art. 35º.  – A equipe que não comparecer para uma partida da Copa Municipal de Futsal, provocando o WxO será ELIMINADA da competição e todos os resultados da fase serão anulados, evitando prejuízos de terceiros, prevalecendo os resultados somente para efeito de estatísticas.

Art. 36º. – Os atletas que não comparecerem para o jogo serão julgados e poderão ser penalizados com até 01 (um) ano de suspensão de todas as competições promovidas pelo Departamento Municipal de Esportes.

Parágrafo Único - As justificativas deverão ser entregues ate 24 horas após a partida para a Comissão Organizadora, juntamente com o pagamento de multa no valor de R$ 50,00, para continuar participando do certame.


VIII - DOS RECURSOS

Art. 37º. – Os possíveis recursos deverão ser interpostos perante a Comissão Organizadora até as 16 (dezesseis) horas do primeiro dia útil após a sua partida de que deu origem a sua interposição, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.

 Parágrafo Único: Os recursos não terão efeito suspensivo.

IX - DA PREMIAÇÃO

Art. 38º. – Serão oferecidos troféus e medalhas pelo Departamento Municipal de Esportes e premiação em dinheiro, oriundo de 70% do valor das inscrições, totalizando R$ 1.100,00, assim distribuído.

Troféu e Medalhas ao campeão + R$ 500,00 em dinheiro;
Troféu e Medalhas ao vice-campeão + R$ 300,00 em dinheiro;
Medalhas ao terceiro colocado + R$ 200,00 em dinheiro;
Medalhas ao quarto colocado + R$ 100,00 em dinheiro;
Troféu ao Artilheiro;
Troféu ao Goleiro Menos Vazado.

Parágrafo Único: A premiação em dinheiro não terá ônus para o Departamento de Esportes, pois se trata de um acordo entre as equipes participantes que conseguiram patrocínio de empresas para viabilizarem inscrições.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 39º. - O Departamento Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Janiópolis não se responsabiliza por acidente de qualquer natureza ou indenizáveis aos jogadores, dirigentes ou equipes participantes.

Art. 40º. – O uso de caneleiras será facultativo cabendo aos atletas a responsabilidade pela não utilização.

Art. 41º. – Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 05 (cinco) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.


Art. 42º. – A equipe que ficar reduzida a dois atletas em quadra não poderá continuar a partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou mantido o placar do jogo para o adversário caso o resultado for superior a 1 x 0.

 Art. 42º. – Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.



Janiópolis, 08 de abril de 2016.




NELSON DA SILVA BARBOSA

Diretor do Departamento de Esportes